Uma ficha de manutenção de máquinas é uma parte fundamental da gestão de manutenção. O maquinário industrial está cada vez mais especializado, portanto substituí-lo implica investimentos muito altos e as empresas precisam alongar ao máximo sua vida útil.
Aos gastos de substituir uma máquina que não recebeu uma boa manutenção, é preciso somar as perdas pelas horas ou dias de paradas não planejadas.
Para evitar dores de cabeça e não comprometer a estabilidade da empresa, é necessário um plano de manutenção preventiva completo e bem executado. E ele deve contemplar fichas de manutenção adequadas para cada máquina (com todos os dados necessários para otimizar sua vida útil).
Então, quais informações a ficha técnica de manutenção deve ter? Como fazer a inspeção de forma mais eficiente? A seguir explicamos.
O que é uma ficha de manutenção preventiva de maquinário industrial?
As fichas de manutenção são ferramentas usadas para a revisão das máquinas e instalações previstas no plano de manutenção preventiva. Portanto, o conteúdo das fichas deve estar adaptado a cada máquina, aos pontos críticos que precisam ser verificados e aos dados que você deseja obter.
Dessa forma, funcionam como um guia para realizar tarefas de manutenção e inspeções adequadas, além de registrar os resultados.
A importância das fichas de manutenção de máquinas
As fichas de manutenção não servem apenas para realizar revisões adequadas, elas também:
- Evitam a parada não planejada de máquinas por falha. Pois permitem antecipar problemas e reduzir o número de paradas de produção.
- Minimizam a gravidade das falhas. As revisões apropriadas e periódicas das máquinas asseguram seu bom estado. Assim, reduzem a gravidade das avarias.
- Garantem a manutenção do maquinário em condições ideais. E asseguram a produtividade e a segurança dos colaboradores com verificações específicas conforme o uso, o ritmo e o ambiente de trabalho de cada máquina.
- Prolongam a vida útil das máquinas. As verificações corretas alcançam o desempenho ideal do maquinário por mais tempo.
- Mantêm seus colaboradores em segurança. Uma falha pode causar um acidente de trabalho grave, portanto a manutenção preventiva do maquinário industrial também faz parte da prevenção de riscos.
Portanto, as fichas de manutenção permitem economizar custos diretos e indiretos de manutenção (horas de parada de produção, perdas de vendas, reparos, etc.).
Mas, que informações a ficha de manutenção deve conter para realizar uma inspeção adequada?
Elementos de uma ficha de manutenção preventiva de máquinas
As fichas de manutenção devem ser específicas para cada máquina. Assim, você realiza um acompanhamento mais completo das tarefas de manutenção.
Portanto, as informações básicas que devem constar são:
- Dados de identificação da máquina a ser revisada, incluindo marca, modelo, referência e localização.
- Data da última revisão e quando deverá ser realizada novamente.
- Autorização do responsável pela manutenção.
- Lista de pontos críticos a verificar.
- Lista das peças a substituir (caso seja necessário).
- Referências de peças de reposição específicas.
- Tempo investido em cada tarefa de manutenção.
- Campo de observações.
- Identificação e assinatura do técnico que realiza a inspeção.
Além disso, é importante analisar os resultados obtidos nas revisões. No entanto, as fichas de manutenção costumam ser feitas em papel. Isso representa um risco para o tratamento dos dados obtidos (falta ou perda de informações, tempo perdido elaborando relatórios e transcrevendo inspeções para o computador, análises pouco eficientes, etc.).
Benefícios de digitalizar a manutenção preventiva do maquinário industrial
Digitalizar as fichas de manutenção permite levantar informações de maior qualidade e analisar os resultados de forma ágil e simples.
Kizeo Forms é um software em nuvem com um app móvel que permite digitalizar a gestão dos processos realizados em campo. Graças aos formulários digitais, você pode coletar dados e elaborar relatórios personalizados no local. Dessa maneira, é possível automatizar os trâmites relacionados ao seu plano de manutenção e manter um registro de cada inspeção.
Portanto, você pode criar uma checklist personalizada e adaptada para a inspeção de cada máquina por meio da plataforma web. Depois, pode imprimir um código QR que contenha os dados pré-preenchidos de identificação do maquinário. Assim, o técnico só precisa usar seu dispositivo para escanear o código QR e realizar a inspeção.
Ao finalizar, com alguns cliques e de forma automática, o técnico pode gerar um relatório e enviá-lo na hora às pessoas interessadas.
Com isso, o responsável pela manutenção pode validar a inspeção. Além disso, todas as informações ficam registradas e centralizadas na nuvem. O que facilita a análise de dados e a visualização de gráficos e relatórios.
Se, durante o preenchimento da ficha de manutenção preventiva, for observado que o estado da máquina é crítico, é possível programar um cenário de e-mail com o alerta.
Modelo de ficha de manutenção de máquinas
No caso de um programa de manutenção preventiva de caldeiras, incluem-se os processos antes de iniciar a inspeção e os testes após a manutenção. Assim o formulário apareceria no telefone dos técnicos.
E como seria o relatório de um modelo de ficha técnica de manutenção elaborado com o Kizeo Forms? Clique para ver um formato de exemplo.
E agora que você já sabe como elaborar digitalmente suas fichas de manutenção preventiva de maquinário industrial, deseja aumentar a eficiência das revisões? Teste o Kizeo Forms por 15 dias gratuitamente.